sexta-feira, 16 de maio de 2008

Duvidas que temos e não sabemos a quem perguntar


Posso entrar sozinha na Igreja?


Pode. Se você perdeu seu pai ou não possui bom relacionamento com ele, é até aconselhável que você entre desacompanhada. Afinal, você não precisa fingir para os convidados uma relação que não existe. Se você possui um parente ou amigo que goste muito, pode convidá-lo para acompanhá-la na cerimônia.


Posso atrasar?


Antigamente, os convidados já até contavam com o atraso da noiva. Hoje, se você atrasar e tiver casamentos posteriores ao seu na mesma Igreja, seu tempo de atraso vai sendo descontado da sua cerimônia. Quer dizer: se não quiser correr o risco de uma cerimônia de 10 minutos, é bom chegar no horário marcado.


Qual é o número ideal de padrinhos?


De dois a quatro casais para cada um dos noivos. Mais do que isso, o altar pode ficar lotado demais.


Qual é o tamanho do buquê?


O ideal é que o buquê ocupe menos que ¼ da frente do vestido da noiva. Mais do que isso, vocês corre o risco das flores aparecerem mais que os detalhes do vestido. Se você for baixa, opte por buquês pequenos sem pensar duas vezes.


Madrinhas e mães podem usar preto?


Não é aconselhável que as mulheres presentes no altar usem preto, já que o preto lembra luto e a maioria das convidadas vai com essa cor no casamento. Se o vestido tiver alguns detalhes em outras cores, o preto é até permitido.


Posso entregar os convites pelo correio?


Somente se amigos e parentes residirem em cidades distantes. Mesmo assim, é de bom tom reforçar o convite a essas pessoas pelo telefone.


É feio falar da lista de presentes?


Mais feio é o próprio convidado nem perguntar, já que a lista é quase praxe nos casamentos. Se o convidado não perguntar, fica indelicado dizer onde está a lista. Neste caso, peça para familiares e amigos mais íntimos comentarem com outros convidados, mas nunca anexe o endereço da loja no convite.


Se o meu vestido for pérola, palha ou cores do gênero , qual a cor do Bouquet que devo usar?


Em vestidos com cores claras , como o pérola ou o palha , um buque completamente branco não é recomendável , pois pode dar a impressão que ele esta branco e seu vestido meio "sujo". Acaba ficando desastroso nas fotos.O ideal mesmo é que o bouquet seja um tom próximo ao seu vestido. Assim , que tal utilizar orquídeas tradicionais . Elas não são completamente brancas , puxam para o creme. Portanto combinam com o seu vestido .


Meu pai abandonou minha mãe e não o vejo desde os cinco anos de idade . Tenho que colocar o nome dele no convite?


A forma mais correta para uma situação destas é colocar , ao em vez dos nomes dos pais dos noivos no início do convite, as frases ,"família ...(sobrenome) e família de ....... (sobrenome) ", convidam....


Tenho uma filha de quatro anos , de outro casamento, posso coloca-la como daminha?


Colocar a filhota como daminha é lindo e chiquérrimo. Coloque-a linda no altar , uma boneca.


Meu noivo e eu gostamos de uma aliança que não é a tradicional , mas sim as de bodas de prata . Posso usa-las?


A aliança você ira usar para o resto da vida, portanto ela deve ser a cara de vocês. Qualquer uma que demonstre ao mundo sua paixão é perfeita. Não gostar das tradicionais é apenas uma questão de estilo.


CONVITES


Os convites devem ser entregues com um mês de antecedência, sempre em mãos. O certo seria os próprios noivos fazerem, o que é impraticável no caso de muitos convites. O convite tradicional é o mais elegante e o envelope deve ser escrito a mão, nunca impresso.A redação é a convencional, aparecendo em primeiro lugar os nomes dos pais da noiva, seguido do nome dos pais do noivo. Quando algum dos pais já faleceu, pode-se colocar "in-memorian". No caso de pais separados uma sugestão é escrever da seguinte forma:Noiva e NoivoCom a benção de seus pais convidam para a cerimônia religiosa de seu casamento...Padastros e madastras nunca convidam para o casamento. No caso de noivos viúvos ou divorciados, o melhor que eles próprios façam o convite.Quando for oferecida a recepção após a cerimônia, o número limitado de convidados, a melhor forma de convidar é na hora em que se entrega pessoalmente, fazê-lo de viva voz. Mesmo assim, sempre haverá melindres porque alguém irá contar... Melhor oferecer recepção íntima aos parentes e padrinhos alguns dias antes do casamento.Não é, como muita gente afirma, falta de educação do pai da noiva, convidar pessoas que, às vezes, nem conhecem a filha; é a alegria de um pai, que deve ser considerada com simpatia e boas maneiras.Os noivos devem agradecer, pessoalmente ou através de cartão, os presentes recebidos e oferecer sua casa (informar o endereço) aos convidados da cerimônia, logo após retornarem da lua-de-mel.Desmarcar um casamento é um trabalho imenso, mas, se necessário, paciência: um telegrama ou um cartão com um mínimo de palavras. Atenção: os presentes que já foram recebidos deverão ser devolvidos.Havendo luto recente na família, o melhor é transformar o acontecimento numa cerimônia discreta, sem ar festivo, sem recepção, bolo ou champagne. Poderá ser dado em conjunto por todos os colegas.



Ordem de entrada no cerimonial de casamento Padrinhos


Os primeiros a entrar durante o cortejo de entrada são os casais de padrinhos. Primeiro entram um casal de padrinhos do noivo, depois um casal de padrinhos da noiva, em seguida o outro casal de padrinhos do noivo e depois outro casal de padrinhos da noiva, e assim successivamente até todos os casais de padrinhos entrarem. Entre cada casal de padrinhos, a sugestão é manter uma distância de 1/4 do caminho total a ser percorrido até o altar. Os casais de padrinhos entram de braços dados com a mulher à esquerda do homem.


Mãe da noiva e pai do noivo


Após a entrada do último casal de padrinhos, espera-se o corredor ficar livre e então entram a mãe da noiva de braços dados com o pai do noivo. A mãe da noiva também fica à esquerda do pai do noivo.


Noivo e sua mãe


Entram então o noivo de braços dados com a sua mãe, de novo, com sua mãe do lado esquerdo. Convém também esperar para que o corredor fique livre antes de entrar com sua mãe.


Damas e Pajens


As daminhas e pajens podem entrar antes da noiva ou juntos com ela à sua frente. Muitos preferem que as daminhas e pajens entrem antes ao som de uma música mais suave ao invés de entrarem à frente da noiva ao som da marcha nupcial.


Noiva e seu pai


Por fim, após a entrada de padrinhos, noivos e seus pais, damas e pajens, as portas da igreja se fecham e ao serem abertas novamente, entram a noiva de braços dados com seu pai. Alguns dizem que a noiva deve ser a única a entrar ao lado direito de seu acompanhante, nesse caso, seu pai. Outros dizem que a noiva deve entrar ao lado esquerdo. Qualquer um dos lados é perfeitamente aceito hoje em dia.



Um comentário:

Natália B. M. de Almeida disse...

Ai Mi adorei seu blog...mto foto !!
E vc posta dicas muito legais viu...parabéns !!

Bjinhos